Filters : "TÉCNICA MUSICAL" Limpar

Filters



Refine with date range


  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA INSTRUMENTAL, INSTRUMENTOS MUSICAIS, INSTRUMENTO MUSICAL DE CORDA, ALAÚDE, VIOLÃO, TÉCNICA MUSICAL, MÉTODOS DE ENSINO, COMPOSITORES

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA JÚNIOR, Jesualdo Firmino da. De Robinson a Aguado: uma análise comparativa entre obras didáticas para instrumentos de cordas dedilhadas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4601bf56-b322-466b-a1b1-c61248a5d4c4/tc4881-Jesualdo-Silva-Robinson.pdf. Acesso em: 28 abr. 2024.
    • APA

      Silva Júnior, J. F. da. (2022). De Robinson a Aguado: uma análise comparativa entre obras didáticas para instrumentos de cordas dedilhadas (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4601bf56-b322-466b-a1b1-c61248a5d4c4/tc4881-Jesualdo-Silva-Robinson.pdf
    • NLM

      Silva Júnior JF da. De Robinson a Aguado: uma análise comparativa entre obras didáticas para instrumentos de cordas dedilhadas [Internet]. 2022 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4601bf56-b322-466b-a1b1-c61248a5d4c4/tc4881-Jesualdo-Silva-Robinson.pdf
    • Vancouver

      Silva Júnior JF da. De Robinson a Aguado: uma análise comparativa entre obras didáticas para instrumentos de cordas dedilhadas [Internet]. 2022 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4601bf56-b322-466b-a1b1-c61248a5d4c4/tc4881-Jesualdo-Silva-Robinson.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA INSTRUMENTAL, VIOLÃO, TÉCNICA MUSICAL

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BASTOS, Natan. Análise mecânica e edição da Grande Ouverture Op.61 para violão, de Mauro Giuliani. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d57dfe67-9298-40ea-9903-28029cbe01e7/tc4885-Natan-Bastos-Analise.pdf. Acesso em: 28 abr. 2024.
    • APA

      Bastos, N. (2022). Análise mecânica e edição da Grande Ouverture Op.61 para violão, de Mauro Giuliani (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d57dfe67-9298-40ea-9903-28029cbe01e7/tc4885-Natan-Bastos-Analise.pdf
    • NLM

      Bastos N. Análise mecânica e edição da Grande Ouverture Op.61 para violão, de Mauro Giuliani [Internet]. 2022 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d57dfe67-9298-40ea-9903-28029cbe01e7/tc4885-Natan-Bastos-Analise.pdf
    • Vancouver

      Bastos N. Análise mecânica e edição da Grande Ouverture Op.61 para violão, de Mauro Giuliani [Internet]. 2022 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/d57dfe67-9298-40ea-9903-28029cbe01e7/tc4885-Natan-Bastos-Analise.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA INSTRUMENTAL, FAGOTE, TÉCNICA MUSICAL, ANÁLISE MUSICAL

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MATSAS, Gabriela. Técnicas estendidas no fagote: um estudo com ênfase em Cantares para Airton Barbosa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0ebfc3e7-f332-4c73-ae63-66d88b4c6945/tc4875-Gabriela-Matsas-Tecnicas.pdf. Acesso em: 28 abr. 2024.
    • APA

      Matsas, G. (2022). Técnicas estendidas no fagote: um estudo com ênfase em Cantares para Airton Barbosa (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0ebfc3e7-f332-4c73-ae63-66d88b4c6945/tc4875-Gabriela-Matsas-Tecnicas.pdf
    • NLM

      Matsas G. Técnicas estendidas no fagote: um estudo com ênfase em Cantares para Airton Barbosa [Internet]. 2022 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0ebfc3e7-f332-4c73-ae63-66d88b4c6945/tc4875-Gabriela-Matsas-Tecnicas.pdf
    • Vancouver

      Matsas G. Técnicas estendidas no fagote: um estudo com ênfase em Cantares para Airton Barbosa [Internet]. 2022 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0ebfc3e7-f332-4c73-ae63-66d88b4c6945/tc4875-Gabriela-Matsas-Tecnicas.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: BATERIA (INSTRUMENTO MUSICAL), INSTRUMENTO MUSICAL DE PERCUSSÃO, INSTRUMENTOS MUSICAIS, TÉCNICA MUSICAL

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MIRANDA, Daniel Romero Alfaro de. Fundamentos e práticas pedagógicas para a independência percussiva. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0c30d89e-23ea-49ee-bdde-1fe972dbad4b/tc4645-daniel-miranda-fundamentos.pdf. Acesso em: 28 abr. 2024.
    • APA

      Miranda, D. R. A. de. (2022). Fundamentos e práticas pedagógicas para a independência percussiva (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0c30d89e-23ea-49ee-bdde-1fe972dbad4b/tc4645-daniel-miranda-fundamentos.pdf
    • NLM

      Miranda DRA de. Fundamentos e práticas pedagógicas para a independência percussiva [Internet]. 2022 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0c30d89e-23ea-49ee-bdde-1fe972dbad4b/tc4645-daniel-miranda-fundamentos.pdf
    • Vancouver

      Miranda DRA de. Fundamentos e práticas pedagógicas para a independência percussiva [Internet]. 2022 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0c30d89e-23ea-49ee-bdde-1fe972dbad4b/tc4645-daniel-miranda-fundamentos.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: CHORO (MÚSICA), TÉCNICA MUSICAL, INTERPRETAÇÃO MUSICAL, INSTRUMENTOS MUSICAIS, CLARINETA

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SANTOS, Salomão Sidharta Jesus dos. O choro como ferramenta de desenvolvimento das habilidades musicais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/66293659-5d43-4617-8235-a4cd06022c76/tc4608-salomao-santos-choro.pdf. Acesso em: 28 abr. 2024.
    • APA

      Santos, S. S. J. dos. (2021). O choro como ferramenta de desenvolvimento das habilidades musicais (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/66293659-5d43-4617-8235-a4cd06022c76/tc4608-salomao-santos-choro.pdf
    • NLM

      Santos SSJ dos. O choro como ferramenta de desenvolvimento das habilidades musicais [Internet]. 2021 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/66293659-5d43-4617-8235-a4cd06022c76/tc4608-salomao-santos-choro.pdf
    • Vancouver

      Santos SSJ dos. O choro como ferramenta de desenvolvimento das habilidades musicais [Internet]. 2021 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/66293659-5d43-4617-8235-a4cd06022c76/tc4608-salomao-santos-choro.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA INSTRUMENTAL, VIOLÃO, INSTRUMENTO MUSICAL DE CORDA, ANÁLISE MUSICAL, TÉCNICA MUSICAL

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MORORÓ, Laíne Rodrigues. Grand solo, op. 14 de Fernando Sor: uma análise mecânica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/c55d1ec7-4361-4ac9-b5a6-dc6076d1003c/tc4649-laine-mororo-grand.pdf. Acesso em: 28 abr. 2024.
    • APA

      Mororó, L. R. (2021). Grand solo, op. 14 de Fernando Sor: uma análise mecânica (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/c55d1ec7-4361-4ac9-b5a6-dc6076d1003c/tc4649-laine-mororo-grand.pdf
    • NLM

      Mororó LR. Grand solo, op. 14 de Fernando Sor: uma análise mecânica [Internet]. 2021 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/c55d1ec7-4361-4ac9-b5a6-dc6076d1003c/tc4649-laine-mororo-grand.pdf
    • Vancouver

      Mororó LR. Grand solo, op. 14 de Fernando Sor: uma análise mecânica [Internet]. 2021 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/c55d1ec7-4361-4ac9-b5a6-dc6076d1003c/tc4649-laine-mororo-grand.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: TÉCNICA MUSICAL, CLARINETA, INSTRUMENTOS MUSICAIS, CRIATIVIDADE

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CORDEIRO, Kesia Pessoa. Postura ativa na aprendizagem da clarineta: uma alternativa para o desenvolvimento técnico-artístico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4659adac-8ea6-4ebb-8ce0-589f9bab23ce/tc4604-kesia-cordeiro-postura.pdf. Acesso em: 28 abr. 2024.
    • APA

      Cordeiro, K. P. (2021). Postura ativa na aprendizagem da clarineta: uma alternativa para o desenvolvimento técnico-artístico (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4659adac-8ea6-4ebb-8ce0-589f9bab23ce/tc4604-kesia-cordeiro-postura.pdf
    • NLM

      Cordeiro KP. Postura ativa na aprendizagem da clarineta: uma alternativa para o desenvolvimento técnico-artístico [Internet]. 2021 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4659adac-8ea6-4ebb-8ce0-589f9bab23ce/tc4604-kesia-cordeiro-postura.pdf
    • Vancouver

      Cordeiro KP. Postura ativa na aprendizagem da clarineta: uma alternativa para o desenvolvimento técnico-artístico [Internet]. 2021 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/4659adac-8ea6-4ebb-8ce0-589f9bab23ce/tc4604-kesia-cordeiro-postura.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: TÉCNICA MUSICAL, VIOLONCELO, INSTRUMENTO MUSICAL DE CORDA, INSTRUMENTOS MUSICAIS

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOUSA, Matheus Silva e. Golpes de arco no violoncelo: aspectos gerais segundo a visão de Gerhard Mantel em seu livro Cello Technique. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/22b09db8-911e-4aad-b77c-958518dad742/tc4590-matheus-sousa-golpes.pdf. Acesso em: 28 abr. 2024.
    • APA

      Sousa, M. S. e. (2020). Golpes de arco no violoncelo: aspectos gerais segundo a visão de Gerhard Mantel em seu livro Cello Technique (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/22b09db8-911e-4aad-b77c-958518dad742/tc4590-matheus-sousa-golpes.pdf
    • NLM

      Sousa MS e. Golpes de arco no violoncelo: aspectos gerais segundo a visão de Gerhard Mantel em seu livro Cello Technique [Internet]. 2020 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/22b09db8-911e-4aad-b77c-958518dad742/tc4590-matheus-sousa-golpes.pdf
    • Vancouver

      Sousa MS e. Golpes de arco no violoncelo: aspectos gerais segundo a visão de Gerhard Mantel em seu livro Cello Technique [Internet]. 2020 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/22b09db8-911e-4aad-b77c-958518dad742/tc4590-matheus-sousa-golpes.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: TÉCNICA MUSICAL, INTERPRETAÇÃO MUSICAL, OBOÉ, INSTRUMENTO MUSICAL DE MADEIRA, INSTRUMENTO MUSICAL DE SOPRO, MÚSICA

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Catherine de Santana. Técnica expandida para oboé: aplicações na obra Marsias de Mario Lavista. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0aeff7c6-a3ce-4b6b-abd1-3dd94ecefde5/tc4573-catherine-silva-tecnica.pdf. Acesso em: 28 abr. 2024.
    • APA

      Silva, C. de S. (2020). Técnica expandida para oboé: aplicações na obra Marsias de Mario Lavista (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0aeff7c6-a3ce-4b6b-abd1-3dd94ecefde5/tc4573-catherine-silva-tecnica.pdf
    • NLM

      Silva C de S. Técnica expandida para oboé: aplicações na obra Marsias de Mario Lavista [Internet]. 2020 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0aeff7c6-a3ce-4b6b-abd1-3dd94ecefde5/tc4573-catherine-silva-tecnica.pdf
    • Vancouver

      Silva C de S. Técnica expandida para oboé: aplicações na obra Marsias de Mario Lavista [Internet]. 2020 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/0aeff7c6-a3ce-4b6b-abd1-3dd94ecefde5/tc4573-catherine-silva-tecnica.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: VIOLONCELO, INSTRUMENTO MUSICAL DE CORDA, INTERPRETAÇÃO MUSICAL, TÉCNICA MUSICAL, MÚSICA ANTIGA, BARROCO, MÚSICA

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALVES, Diego Rodrigo. O baixo-contínuo ao violoncelo nos sécs. XVII e XVIII: noções básicas para um aprofundamento em música antiga. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/ce6f5419-765e-482c-9f45-116cb59b48a1/tc4574-diego-alves-baixo.pdf. Acesso em: 28 abr. 2024.
    • APA

      Alves, D. R. (2019). O baixo-contínuo ao violoncelo nos sécs. XVII e XVIII: noções básicas para um aprofundamento em música antiga (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/ce6f5419-765e-482c-9f45-116cb59b48a1/tc4574-diego-alves-baixo.pdf
    • NLM

      Alves DR. O baixo-contínuo ao violoncelo nos sécs. XVII e XVIII: noções básicas para um aprofundamento em música antiga [Internet]. 2019 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/ce6f5419-765e-482c-9f45-116cb59b48a1/tc4574-diego-alves-baixo.pdf
    • Vancouver

      Alves DR. O baixo-contínuo ao violoncelo nos sécs. XVII e XVIII: noções básicas para um aprofundamento em música antiga [Internet]. 2019 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/ce6f5419-765e-482c-9f45-116cb59b48a1/tc4574-diego-alves-baixo.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: TÉCNICA MUSICAL, INSTRUMENTO MUSICAL DE CORDA, VIOLONCELO, CONTRABAIXO

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MORAES, Felipe Parisi Dias de. A técnica de pizzicato no violoncelo: recursos técnicos por meio da análise dos métodos de contrabaixo e violoncelo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/7403648a-6a87-4fc8-a609-c0a60b7d79a0/tc4578-felipe-moraes-tecnica.pdf. Acesso em: 28 abr. 2024.
    • APA

      Moraes, F. P. D. de. (2019). A técnica de pizzicato no violoncelo: recursos técnicos por meio da análise dos métodos de contrabaixo e violoncelo (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/7403648a-6a87-4fc8-a609-c0a60b7d79a0/tc4578-felipe-moraes-tecnica.pdf
    • NLM

      Moraes FPD de. A técnica de pizzicato no violoncelo: recursos técnicos por meio da análise dos métodos de contrabaixo e violoncelo [Internet]. 2019 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/7403648a-6a87-4fc8-a609-c0a60b7d79a0/tc4578-felipe-moraes-tecnica.pdf
    • Vancouver

      Moraes FPD de. A técnica de pizzicato no violoncelo: recursos técnicos por meio da análise dos métodos de contrabaixo e violoncelo [Internet]. 2019 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/7403648a-6a87-4fc8-a609-c0a60b7d79a0/tc4578-felipe-moraes-tecnica.pdf
  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA INSTRUMENTAL, MÚSICA CONTEMPORÂNEA, MÚSICA CONCRETA, TÉCNICA MUSICAL, ANÁLISE MUSICAL

    Versão PublicadaHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      RIBEIRO, Guilherme. Os quatro modelos da técnica instrumental estendida: uma proposta de classificação e uma análise sobre a música concreta instrumental de Helmut Lachenmann em Guero. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/c68afb80-1f21-4cbb-9270-2f851165852d/tc4582-guilherme-cunha-quatro.pdf. Acesso em: 28 abr. 2024.
    • APA

      Ribeiro, G. (2019). Os quatro modelos da técnica instrumental estendida: uma proposta de classificação e uma análise sobre a música concreta instrumental de Helmut Lachenmann em Guero (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/c68afb80-1f21-4cbb-9270-2f851165852d/tc4582-guilherme-cunha-quatro.pdf
    • NLM

      Ribeiro G. Os quatro modelos da técnica instrumental estendida: uma proposta de classificação e uma análise sobre a música concreta instrumental de Helmut Lachenmann em Guero [Internet]. 2019 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/c68afb80-1f21-4cbb-9270-2f851165852d/tc4582-guilherme-cunha-quatro.pdf
    • Vancouver

      Ribeiro G. Os quatro modelos da técnica instrumental estendida: uma proposta de classificação e uma análise sobre a música concreta instrumental de Helmut Lachenmann em Guero [Internet]. 2019 ;[citado 2024 abr. 28 ] Available from: https://bdta.abcd.usp.br/directbitstream/c68afb80-1f21-4cbb-9270-2f851165852d/tc4582-guilherme-cunha-quatro.pdf

Digital Library of Academic Works of Universidade de São Paulo     2012 - 2024